XVIIº DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES
MEDITAÇÕES DO PADRE EMMANUEL
Nosso Senhor nos ensina, hoje, o grande mandamento: Amarás o Senhor, teu Deus.
Deus nos dá a honra de nos amar: Deus nos dá a honra de querer ser amado por nós. Não somente ele nos permite fazer parte de sua amizade, mas ele nos manda fazer parte.
E o mandamento que ele nos dá, ele o põe como o primeiro de seus mandamentos, como a coisa que ele mais quer, como a que ele pede antes de tudo, e sobretudo.
É, como diz Nosso Senhor, é o grande mandamento. Não é que os outros sejam pequenos; todos eles são grandes; e, entretanto Deus quer que o mandamento de amá-lo seja o grande, o maior, pode-se dizer o único grande.
Ele é grande, porque Deus o quer assim, ele que é a fonte e a regra de toda grandeza; ele é grande, porque Deus por ele nos pede muito mais do que por todos os outros mandamentos; ele é grande, porque ele não terá fim, e que, sempre, sempre, sempre, Deus deverá ser amado por todas as criaturas capazes de amar.
Ó Deus, que és tão grande, e que nos deu um mandamento tão grande, dai-nos, se for de vossa vontade, um coração grande o suficiente para responder ao imenso amor com o qual o senhor nos ama, e obedecer ao vosso grande mandamento.