XIXº Domingo depois de Pentecostes
MEDITAÇÕES DO PADRE EMMANUEL
O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as núpcias de seu filho.
O reino dos céus é a santa Igreja de Deus, no seu estado presente aonde nós a vimos sobre a terra. O Rei é Deus Pai, o Filho é Nosso Senhor.
Mas como Deus Pai celebrou as núpcias de seu Filho? Unindo nele a nossa natureza pela Encarnação, e sua Igreja pelo batismo e os outros sacramentos.
O Filho de Deus, grande como Ele é, escolheu uma esposa pobre e pequena, feia e disforme, por causa do pecado. Mas ele a curou, a salvou, ele se uniu a ela, e uniu indissoluvelmente por sua encarnação.
Então ele é o Esposo e a Igreja é a Esposa. E ele celebrou as núpcias e essas núpcias são de muita alegria e felicidade. Nessas núpcias há um festim real, divino; há um cântico, o Cântico dos cânticos; nada falta ali que possa dar glória a Deus, e paz a nós.
E nós estamos nessas núpcias; e elas são feitas para nós. Pois não somente nós assistimos mas somos a Esposa; porque a Esposa é a Igreja, e toda alma fiel na Igreja.
Então, demos graças a Deus de nossa felicidade e adoremos o esposo cantando-lhe o cântico: Que ele me beije com um beijo de sua boca.