O Sacramento da Eucaristia
Quando o Profeta Elias
estava sendo perseguido, depois de andar um dia inteiro no deserto, já morrendo
de fome e sede, deitou-se embaixo de uma árvore para esperar a morte. Um anjo
do Céu apareceu-lhe e disse: Elias, levante e coma. Levantando-se, Elias viu ao
seu lado pão e água. Comeu aquele pão descido do Céu e com esse alimento
caminhou quarenta dias no deserto até a montanha Horeb.
2) Jesus Cristo instituiu a Sagrada Eucaristia na última Ceia.
O que foi a última Ceia?
“Na última Ceia, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: “Tomai e comei: ISTO É O MEU CORPO, que será entregue por vós”. Depois tomou também o cálice, deu graças e deu-o aos seus discípulos, dizendo: “Bebei dele todos: pois ESTE É O MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR MUITOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. Fazei isto em memória de mim.”
3) A Missa instituída por Jesus na última Ceia é o sacrifício de Jesus na Cruz.
Aqui aumenta o mistério
e a beleza da Eucaristia.
Mas a cerimônia da
Quinta já era a própria morte de Jesus na Cruz, misteriosamente antecipada na
cerimônia da Missa. Toda Missa é o
sacrifício de Jesus, morrendo na Cruz no monte Calvário e ressuscitando três
dias depois.
Isso quer dizer que hoje,
quando nós assistimos à Santa Missa, nós estamos diante da cruz de Jesus, há
dois mil anos atrás. Jesus só morreu uma vez. Na Missa, Jesus não
morre novamente. Nós é que assistimos à sua morte na Cruz, aquela mesma
morte que aconteceu há dois mil anos atrás.
A Missa e a Cruz são o mesmo sacrifício de Jesus. Mas existem certas diferenças entre a Missa e a Cruz, diferenças na maneira como este sacrifício é apresentado para nós.
O Sacrifício da Cruz |
O Sacrifício da Missa |
Na Cruz, o sacrifício é
cruento, ou seja, Jesus derrama o
Seu Sangue. |
Na Missa, o sacrifício
é incruento, ou seja, sem o
derramamento de Sangue. |
Na Cruz, o sacrifício
foi oferecido uma só vez. |
Na Missa o sacrifício é
apresentado muitas vezes. |
Na Cruz, o sacrifício
foi oferecido por Jesus só. |
Na Missa, o sacrifício é oferecido por Jesus, mas através do ministro, que é o padre. |
4)
A Missa instituída por Jesus é um
Sacramento.
É durante a Santa Missa
que Jesus Cristo, através do padre, oferece o seu sacrifício e realiza o
Sacramento da Eucaristia. O Sacramento é realizado pela consagração do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus, e ele
é distribuído aos fiéis pela Comunhão.
-
Matéria e Forma do Sacramento:
Todas as cerimônias e
orações da missa servem para preparar ou para completar a Consagração. É durante a
Consagração que o padre realiza o Sacramento da Eucaristia. Como em todos os
Sacramentos, ele usa a matéria e a forma.
- Para o pão ele diz: ISTO
É O MEU CORPO.
Além da matéria e da
forma, precisamos saber também qual é a graça do Sacramento da Eucaristia.
Essa graça é a presença real de
Jesus na Sagrada Hóstia.
- Podemos dizer que Jesus
está apenas representado pela Hóstia?
Não, a Hóstia é o próprio Jesus: seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Não, vendo a Hóstia nós vemos
o próprio Jesus escondido nas aparências do pão e do vinho.
- É pão e vinho que
existe ali?
Não, depois da Consagração já não há mais nada do pão e do vinho. É o Corpo e o Sangue de Jesus.
- Quando o
padre levanta
a Hóstia e o Cálice na Santa Missa, o que devemos fazer?
Nessa hora, devemos adorar
a Jesus, nosso Deus, que quis estar tão perto de nós e até dentro de nós,
pela Comunhão, e prepara nossas almas para bem recebe-Lo. No silêncio da
Missa, devemos dizer no nosso coração: Meu Senhor e meu Deus, quando vemos a Hóstia
e quando vemos o Cálice.
- Só nessa hora da Missa
que devemos adorar a Deus?
Na Missa devemos estar sempre rezando, conversando
com Jesus, preparando nossas almas ou agradecendo por termos Jesus no coração.
Mas Jesus não veio na Hóstia só para ficar ali guardado no Sacrário, para ser adorado, para ser visitado, para rezarmos a Ele. Ele veio na Hóstia, na presença real, para poder vir no nosso coração, para que pudéssemos comungar. Comungar quer dizer estar unido, junto. Quando nós amamos alguém nos sentimos perto, unidos a ele. A Comunhão é um ato de amor. Jesus nos ama e vem até nós. Nós amamos a Jesus e vamos até Ele, vamos comungar. Por essa união amamos a Deus, amamos a Santíssima Trindade, ou seja, amamos o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
É preciso compreender também que toda esta doutrina sobre a Presença Real de Jesus na Hóstia é doutrina Revelada, ou seja, é dogma de Fé. E se Jesus está presente realmente na Hóstia, nossa fé nos ensina, é fácil perceber que não podemos nunca, em nenhuma hipótese, receber a comunhão na mão, pois isso é um ato sacrílego, ou seja, um desrespeito pela coisa sagrada. Devemos receber a comunhão de joelhos, pois é assim que adoramos a Deus, e na língua, pois assim temos certeza que nenhuma parcela da hóstia poderá se perder.
[São mais do que conhecidos os abusos que, no mundo inteiro, passaram a acontecer depois que o sacrilégio da comunhão na mão se introduziu: além do fato das mãos leigas não terem sido consagradas para tocar no Santíssimo Sacramento, as parcelas minúsculas limpas nas roupas, caídas no chão; hóstias encontradas na caixa das esmolas, levadas para ritos espíritas, missa negra, etc. Todas as reclamações já dirigidas ao Papa ou aos bispos tiveram sempre as mesmas respostas: dirija-se ao bispo da diocese... ou então...obedeça, é assim mesmo! Para eles, nitidamente, os frutos deste sacrilégio não são maus, o que mostra que perderam a fé na Presença Real.] |
Por isso, devemos agradar
a Deus na nossa vida. Fugir do pecado, não ter vergonha de Deus, de Jesus, da
nossa santa religião. Saber que, se amamos de verdade, faremos tudo por Ele,
obedecendo a sua Lei, não seguindo os maus exemplos que vemos em volta de nós.
5)
Condições para Comungar
Antes de tudo, estar em
estado de graça, sem pecado mortal na alma. Para isso devemos nos confessar com
freqüência, buscando no confessionário a amizade de Deus, que perdemos pelo
pecado.
Praticar o jejum eucarístico.
Não comer nada, nem beber nada (só água pura é permitido) uma hora antes da
Missa. Se for possível, em vez de uma hora, deixar duas ou três horas. Se a
Missa é de manhã, procurar acordar cedo para tomar o café da manhã, não
comer muito. O ideal seria que a Comunhão fosse o primeiro alimento do dia.
Ter atitudes adequadas ao lugar sagrado: roupas fechadas, modestas; não conversar, ficar de joelhos, rezando e concentrados no rito da Missa. Não devemos esquecer que o Apóstolo São Paulo ordena às mulheres que cubram a cabeça dentro da igreja para honrar a presença de Jesus.
Comungar com a intenção de receber Jesus no coração, assistir à Missa preparando-se pela oração e rezando depois da Comunhão em ação de graças. Ou seja, é preciso ter a Santa Missa, a Comunhão, como o momento principal do dia. Centralizar em torno de Nosso Senhor nossas atenções, nosso esforço, nossa oração.